Projeto – LEM – Inglês
Postcard - “My place” (or neighborhood)
SOMENTE ESCOLAS MONITORADAS
Justificativa –
O conteúdo programático da 6ª série explora lugares da cidade e vizinhança e baseado nesta situação de aprendizagem, o projeto em destaque é uma forma de consolidar o conhecimento de forma significativa para o aluno .
Além dos lugares apresentados no caderno do aluno, cada localidade buscará explorar pontos turísticos de seu bairro ou município .
O conteúdo programático da 6ª série explora lugares da cidade e vizinhança e baseado nesta situação de aprendizagem, o projeto em destaque é uma forma de consolidar o conhecimento de forma significativa para o aluno .
Além dos lugares apresentados no caderno do aluno, cada localidade buscará explorar pontos turísticos de seu bairro ou município .
Explorando o gênero correspondência, uma das modalidades exigidas no SARESP/2010. O projeto resgata as características do gênero Cartão Postal e pode ser trabalhado em conjunto com a professora de Português. Sabendo que em nossa região não há cartões postais destes bairros ou municípios.
Outro foco do projeto é buscar parcerias para a confecção destes cartões, dando uma visão empreendedora e inovadora. Os alunos passam de expectadores a autores embasando o protagonismo juvenil. Desta forma além da valorização do espaço geográfico onde a escola está inserida, há um resgate do patrimônio cultural local além de elevar a autoestima do aluno.
Outro foco do projeto é buscar parcerias para a confecção destes cartões, dando uma visão empreendedora e inovadora. Os alunos passam de expectadores a autores embasando o protagonismo juvenil. Desta forma além da valorização do espaço geográfico onde a escola está inserida, há um resgate do patrimônio cultural local além de elevar a autoestima do aluno.
Objetivos: Desenvolver a habilidade de escrita explorando vocabulário referente a lugares e preposições. Promover a comunicação e interação dos jovens com outras comunidades; ampliar o vocabulário;
Promover a valorização do meio em que vivem (bairro, cidade) divulgando paisagens, cultura local, prédios históricos etc. Promover o protagonismo juvenil, uma vez que o próprio aluno fará a montagem dos postais.
Público alvo – Escolas Prioritárias da DE de Apiaí *– somente alunos de 6ª série
Desenvolvimento:
Iniciar um trabalho em sala explorando as características de um postcard: e vocabulários específicos
greeting/talk about a place/ Address/
A escola recebeu um arquivo em Power Point para ser trabalhado nas aulas de Inglês com imagens e vocabulários.
Etapas e Cronograma
Etapa 1
Em sala de aula : Reproduzir a estrutura de um cartão postal em folhas de sulfite (Anexo 3) e fazer as devidas inferências quanto ao gênero, ortografia e preenchimento. ( 2 aulas) usando o Power Point de modelo;
Na sala de informática :Fazer uma pesquisa de campo dos pontos turísticos do bairro e registrar em fotos;
Anexar as fotos a um arquivo do Word , fazer a reescrita do texto com as correções necessárias . (anexo 1) (2 aulas )
Fazer esta atividade com fotos diferentes e diversas vezes até que o aluno possa construir seu próprio texto referindo –se a imagem selecionada.
Etapa 2
Selecionar entre 10 a 15 produções dos alunos (arquivo do Word) , enviar para postagem no blog de Inglês , enviar para PCOP- Sandra Campos = pcop.sandracampos@gmail.com
Etapa 3
Realizar uma votação com a turma e eleger a foto que irá representar a escola e/ou Bairro para a confecção definitiva de postais ;
Enviar a foto selecionada para a Diretoria de Ensino a/c da PCOP Sandra Campos;
Busca de Patrocínio para confecção de 100 postais por escola;
Etapa final
Após impressos, os alunos deverão efetivamente escrever os postais , direcionando a outras escolas participantes (via correio) ;
Atribuições do PC e Professor de Inglês:
- Preencher o Termo de adesão e enviar via caixinha aos cuidados da PCOP Sandra Campos (até 30 de junho)
- Imprimir o anexo 3 e trabalhar em sala com a matriz (anexo 3) características do postal (junho e julho);
- Utilizar kit multimídia para reproduzir o arquivo em Power Point;
- Utilizar a sala de informática com o auxilio do estagiário do Acessa escola
- Selecionar algumas fotos do bairro / comunidade/ município onde a escola está inserida;
- Reproduzir o anexo 1 e trabalhar na sala de informática reescrevendo os postais e colando a foto selecionada; (Mês de agosto) (anexo 1 )
Após impressão dos postais definitivos :
- Cada aluno irá preencher um postal e enviar para outras escolas ( via correio)
- Selecionar 10 postais produzidos pelos alunos para enviar para DE (Escanear preservando a letra original do aluno) a/c de PCOP (Agosto) pcop.sandracampos@gmail.com
Os postais recebidos serão publicação no site de Inglês
Atribulição do PCOP
Acompanhar cada etapa do projeto nas UEs;
Busca de patrocínio para selecionar um trabalho e transformar em Postal do Município ou do Bairro
1400 Postais. (no mínimo)
Preço de custo do postal = R$ 0,70
Publicar os postais no blog
Efetivar o envio de postais via correio para outras escolas participantes (Setembro)
Desta forma todos que enviarem, também receberão postais de diferentes lugares. Criando um círculo de amizade e proporcionando que os alunos conheçam outras localidades da região descritos com diferentes vocábulos da Língua Inglesa.
As sobras dos postais ficarão para a escola utilizar em outras ocasiões
Data de início: 2º bimestre
Término : Novembro
*(14 escolas da DE de Apiaí que não atingiram os índices do SARESP 2010)
Responsável pelo projeto:
PCOP de Inglês
Sandra Regina T. B. Campos -
pcop.sandracampos@gmail.com
(15) 35528313
PCOP de Inglês
Sandra Regina T. B. Campos -
pcop.sandracampos@gmail.com
(15) 35528313